Bem vindo ao G.E. Cônego Sorg

Escotismo é aprender fazendo, é vida ao ar livre, é a vida em equipe, é a orientação individual e, principalmente, é ter princípios, bons princípios que façam a diferença no mundo.

 

Esse sistema de educação extraescolar incute nos jovens verdadeiros valores: caráter, moral, lealdade, compromisso, que estão fundamentados na Lei e na Promessa Escoteira, que prioriza os deveres para com Deus, com a Pátria, com o Próximo e consigo mesmo.

 

O Grupo Escoteiro Cônego Sorg surgiu da união de várias famílias que aceitaram a proposta de formar um novo grupo escoteiro em Carazinho que valoriza o elemento humano; os bens materiais são secundários.

 

O Grupo Escoteiro Cônego Sorg iniciou suas atividades no dia 1º de Outubro de 2011. Sua primeira reunião foi embaixo de um poste de luz, ainda não tem sua sede própria, mas está em plena atividade junto ao Colégio Nossa Senhora da Glória gentilmente cedido pela Irmã Nelsi Seimetz.

A Promessa Escoteira

 

A promessa escoteira sintetiza o embasamento moral do Movimento Escoteiro. No momento da Promessa, os membros do Movimento comprometem-se voluntariamente a conduzirem-se de acordo com a orientação moral do Movimento, reconhecendo a existência de deveres que têm de ser cumpridos. Os elementos da Promessa Escoteira estão contidos nos Princípios do Movimento Escoteiro.

A Lei Escoteira
 

Conceitos inerentes à Lei Escoteira :

Honra, integridade, lealdade, presteza, amizade, cortesia, respeito e proteção da natureza, responsabilidade, disciplina, coragem, ânimo, bom-senso, respeito pela propriedade e auto-confiança. Quando Baden-Powell idealizou a Lei Escoteira, decidiu não estabelecer leis proibitivas, mas conceitos para formação de pessoas benévolas, para que, desta forma, o jovem escoteiro tivesse onde se espelhar e pudesse se orientar.

Organização Mundial

Em nível mundial, o Movimento Escoteiro é regido pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro (OMME). A OMME é uma organização independente, apolítica e não-governamental que é composta de 164 Organizações Nacionais. Essas Organizações estão espalhadas por 223 países e territórios em todo o mundo.

Com mais de 40 milhões de membros, a OMME é o maior movimento de juventude do mundo. Desse número, cerca de sete milhões são adultos voluntários que apoiam as atividades locais – assim, através da liderança direta, em um processo apoiado por adultos, cada grupo escoteiro do mundo abraça o mesmo conjunto de valores ilustrados na Promessa e Lei Escoteira. Cada um dos milhares grupos escoteiros locais segue um sistema similar de educação não-formal, adequado para os aspectos únicos da sua comunidade.

O objetivo da Organização Mundial é promover a unidade e a compreensão do propósito e princípios do Escotismo, facilitando a sua expansão e desenvolvimento. Os órgãos da OMME são a Conferência Mundial, o Comitê Escoteiro Mundial e o Bureau Mundial.

  • c-facebook

© 2019 - Grupo Escoteiro Cônego Sorg - 346/RS    -   Carazinho / RS

40df8705e6d66a33329a775d974b26e8