Acampamento Tropas Escoteiras em Atti-açu - Fevereiro/2022

Aconteceu nos dias 12 e 13 de fevereiro de 2022 o Acampamento de Patrulhas das Tropas Escoteiras do GE Cônego Sorg. O Local do Acampamento foi na Propriedade do Sr Delirio Delagostinho, próximo a localidade de Atti-Açu, próximo a Sarandi.

Saída e Transporte

As 13h30min do dia 12, estavam todos na sede, prontos para o início de mais essa aventura, Foi contratado uma Van, para o transporte, na qual foram as caixas de patrulhas, mochilas e materiais individuais dos escoteiros, Na Van foram 7 escoteiros, com o Chefe Alisson de motorista. Mais o Chefe Pedroso de carro e mais tarde, a Chefe Ângela também foi com o seu carro.

A Chegada no Local

A Chega ao local foi as 14h50min, sendo recepcionados pela esposa do proprietário. Após as boas vindas, os escoteiros fizeram uma pequena caminhada até o local do acampamento, enquanto Chefe Alisson e chefe Pedroso iam com seus veículos até o local. Todos muito empolgados e maravilhados com o belo local.

A Bandeira

Depois do desembarque, e escolha pelos monitores dos locais de suas patrulhas, foi dado sinal pelo chefe para o hasteamento da Bandeira. Após foi passado avisos e foram separados os cantos das patrulhas.

Os Cantos de Patrulha e as Belezas do Local

Depois de decidido o local das tropas e das patrulhas, alguns iam armando as lonas, cercando os cantos de patrulhas e preparado o fogo de chão, com grelha e pedras supervisionados pelo Chefe Pedroso, Chefe Ângela e Chefe Alisson. Outros pegavam água, e ajudavam na montagem do acampamento.

Foram montado 2 cantos de patrulha, da Patrulha Corvo e Patrulha Coruja. No final da tarde, já estava então pronto os cantos de patrulha, cercados, com lonas, barracas prontas.

No local há um galpão, que foi usado como base da chefia. O local do acampamento ficou bem ao lado do rio Turvo, o que possibilitou além do belo local, ouvir o barulho do rio durante todo o tempo. Vários pássaros, borboletas, corujas e outros tantos animais sempre próximos ou junto no acampamento.

O Temporal

Por volta das 18 horas, todos foram surpreendidos por um temporal, começou com uma chuva moderada, e logo foi ficando mais forte e depois com um forte vento. Estávamos todos protegidos, nos seus cantos de patrulha, mas de repente, além do vento, começou também a cair galhos de arvores, alguns meio grandes, o que ocasionou que algumas amarras das lonas fossem arrebentadas, dando alguns sustos em todo mundo. Os escoteiros então se abrigaram junto com a Chefia no galpão. Mesmo assim, o problema maior foi que algumas barracas ficaram bem molhadas. Deu bastante correria, para pegar as mochilas destas barracas, para molhar ainda mais coisas. Mas no final, deu tudo certo. Tudo o que foi possível foi recolhido para o galpão, todos molhados, mas todos bem.

Jantar

Com este imprevisto, e com a chuva ainda caindo, mesmo mais calma, tivemos que mudar a programação da janta, improvisamos o fogareiro da patrulha Coruja no galpão e foi recolado duas lonas no canto da patrulha Corvo. Desta forma, o janta pode ser feito, com as duas patrulhas fazendo massa, a Corvo com calabresa e a Coruja com molho de guisado. As duas patrulhas trabalharam muito bem na preparação da comida, pois ficou muito boa.

O Fogo de Conselho

O tema do Fogo de Conselho foi “Uma Aventura Molhada”. Como a garoa que ainda persistia terminou somente por volta das 21h30min, foi feito o uma Lamparada ao Ar Livre, invés da fogueira, utilizamos o lampião a gás, para iluminar a atividade. Todos reuniram-se em volta do lampião, onde puderem cantar, dançar, fazer esquetes, contar histórias e aproveitar a bela noite, agora já com estrelas O fogo de conselho foi conduzido pela Chefe Ângela, e depois de todas as apresentações, puxou a canção da despedida, que com muita emoção encerrou o Fogo de Conselho, nesta noite muito bonita, e naquele belo lugar.

Noite Linda, mesmo sem a lua

Após o fogo do conselho, saíram todos em uma caminhada noturna, pela estrada de volta ao acampamento. O Chefe Alisson e Chefe Pedroso conseguiram fazer um fogo, com as grimpas de pinheiro que tinham caídas por todo o acampamento, e então a Chefe Ângela surpreendeu a todos com marshmallow na fogueira. Após, ficaram todos ao pé da fogueira, conversando e com algumas brincadeiras. Por volta da 1h30min, todos foram dormir, com as barracas improvisadas dentro do galpão, pois ninguém queria mais surpresas com a chuva pela madrugada.

Alvorada e atividades da manhã

A alvorada foi às 7h20min da manhã, todos acordaram e foram ao lado do fogo, conversando, e já com os pensamentos nas atividades que teríamos pela frente. Logo depois o Chefe Pedroso puxou um alongamento e uma breve corrida com todos. Enquanto isso a Chefe Ângela aquecia a agua e preparava um omelete para o café da manhã. Logo em seguida foi feito o hasteamento da bandeira nacional.

Em seguida, foi solicitado que todos organizassem os cantos de patrulhas, guardassem as barracas e juntamente com os materiais que não seria mais utilizado, fossem levados para a entrada da propriedade onde estava a Van, tudo isso, para evitar surpresas com uma nova chuva que poderia vir.

Após a caminhada até a Van, no retorno tivemos o Momento de Espiritualidade, em que os escoteiros Elen, Heloisa e João Pedro prepararam o local próximo ao rio, onde disseram belas palavras e após algumas orações e manifestações.

Logo após, os chefes Pedroso e Chefe Alisson, preparam uma corda dentro do rio, para ficar de apoio para os jovens, todos então puderam entrar no rio e se divertirem. Duas câmaras de ar forma liberadas e todos puderam descer as correntezas do rio, sempre protegidos com coletes salva-vidas.

Almoço

Depois de muito tempo na água, voltaram todos para o acampamento para então preparar o almoço. Enquanto alguns ajudavam na preparação no almoço em suas patrulhas, outros já iam guardando os materiais e desmontando o acampamento. Todos os pratos do almoço foram de comida mateira, A patrulha Coruja preparou lasanha em 3 caixas de leite. A Patrulha Coruja preparou batata recheada na brasa, com recheios de ovo, queijo e presunto e guisado. Preparam também rodelas de abacaxi com canela, tudo fechado com papel laminado e depois colocado na brasa do fogo. A chefia preparou batata recheada com ovo e queijo e presunto, pão com alho e calabresa e também banana com açúcar e canela na brasa. Todos os pratos estavam muito bons e estão todos de parabéns, tudo ficou muito bom e delicioso.


Encerramento e retorno

Depois de tudo já arrumado e guardado foi feito o arriamento da bandeira e após o grito de guerra do Grupo, Após um pente fino no local, todos se encaminharam para a Van. Retornando juntamente com os carros para a sede.

O acampamento foi organizado pelo Ch. Pedroso, Ch Ângela e Chefe Alisson.



Formação das Patrulhas

Patrulha Coruja * Maria Fernanda Bernardi Rohr * Ellen Schneider Piccinini * Heloisa Amanda Zart da Silva * Laura Schuster Klein

Patrulha Corvo * Juan Rogério Knop da Silva * João Pedro Ribas de Oliveira * Vinicius de Oliveira Moura

Chefia * Ângela * Alisson * Pedroso

por Pedro Luis Sales Pedroso


26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo