top of page
DSC_4743.JPG

Histórico

LANÇAMENTO
Com a presença de cerca de 200 pessoas, no dia 12 de dezembro de 2011, às 20:00, foi oficialmente lançado em Carazinho o GRUPO ESCOTEIRO CÔNEGO SORG.

A data escolhida representa o 346º dia do ano, ou seja, já se passavam 346 dias no ano de 2011, que coincidia com o numeral do novo grupo escoteiro do Rio Grande do Sul, atribuído pela União dos Escoteiros do Brasil: 346.

A mesa de honra foi composta pela Presidente do Grupo Escoteiro Cônego Sorg Susana Thiesen, pelo Vice-Prefeito Municipal Alexandre Capitâneo, pela Irmã Maria Nelsi Seimetz e pelo Padre Ivo José Bart. O cerimonial foi dirigido pelo radialista Dorli Kemmerich, pai de lobinho.

DSC_4306.JPG

ENVOLVIMENTO DAS FAMILIAS
 

No cerimonial de lançamento do Grupo, a Presidente Susana Thiesen, após chamar à frente os diretores e os pais colaboradores (Moisés Della Mea, Cristiane Riss, Indira Vargas, Marilene Wolfart), destacou outras tantas famílias que trabalham na retaguarda, e asseverou que todos estavam muito orgulhosos por fazer parte do escotismo através do Grupo Escoteiro Cônego Sorg, relatando que, com o envolvimento na continuidade dos filhos no Movimento Escoteiro, acabaram se apaixonando pelo escotismo, porque esses jovens, como outros que adentrarão no novo grupo escoteiro, serão os futuros adultos da indústria, comércio, agricultura, da justiça e do poder público de Carazinho. Asseverou que o Movimento Escoteiro traz aos jovens verdadeiros valores: caráter, moral, lealdade, compromisso, que são fundamentados na Lei Escoteira, que prioriza os deveres para com Deus, à Pátria e ao próximo.

PRIMEIROS PASSOS
 

Este Grupo surgiu da união de várias famílias que aceitaram a proposta dos escotistas Regina Sincas, João Kressin e Marlene Cólvero: formar um grupo escoteiro presidido e supervisionado exclusivamente por pais que concordassem que o maior bem de todos é o valor humano; os bens materiais são secundários.

O escotismo é aprender fazendo, é vida ao ar livre, é a vida em equipe, é a orientação individual e, principalmente, é ter princípios, bons princípios que façam a diferença no mundo. Conscientes dessas propostas, um grupo de pais, juntamente com os escotistas, trabalharam a ideia de formar um novo grupo escoteiro para Carazinho, desafio que começaria com a formação de uma diretoria e de encontrar um lugar apropriado para continuar o trabalho com crianças e jovens.

Numa reunião na residência da família Paludo foi definida a primeira diretoria do Grupo: Susana Thiesen, Presidente e Diretores Olmir Paludo, Luiz Airton Foltz e Alberto Giaretta.

O Grupo Escoteiro Cônego Sorg começou suas atividades no dia 1º de Outubro de 2011. As primeiras reuniões com os jovens foram realizadas no Juvenato La Salle, gentilmente cedido pelo Irmão Lassalista Dionei Muller. Naqueles dias sua Diretoria já trabalhava intensamente para encontrar um lugar apropriado para abrigar o novo Grupo Escoteiro. Muitos lugares foram sugeridos. Algumas reuniões foram feitas sem sucesso, mas Deus colocou alguém no caminho desse grupo de pessoas, no dia certo, na hora certa.

A SEDE
 

Durante uma palestra motivacional promovida pelo Instituto de Educação Nossa Senhora da Glória para pais de alunos, o palestrante de Belo Horizonte, Prof. Ajax, propôs um desafio à Irmã Diretora: instalar um grupo escoteiro nas dependências do colégio. Presente na palestra, Luiz Airton Foltz, pai de lobinho e diretor recém eleito, relatou ao palestrante mineiro e à Irmã Diretora as dificuldades do recém criado grupo escoteiro. Duas semanas depois a parceria estava selada. O GE Cônego Sorg iniciava suas reuniões num local apropriado, já contando com cerca de 50 jovens.
 

AS CORES E O BRASÃO
 

O Grupo Escoteiro Cônego Sorg utiliza o tradicional uniforme cáqui, e seu lenço é verde escuro, com fita em verde claro, simbolizando o meio ambiente. No brasão do GECS, criado por João Kressin e arte de Grael Simões Ferreira e Elissa Sincas Kressin, está estampada a caricatura do Cônego Sorg, ainda jovem, ladeada por quatro pequenas Flor de Liz, voltadas para o centro. As cores do Grupo predominam o brasão.
 

AS SEÇÕES
 

Alcatéia: Matilhas Branca, Vermelha, Marrom, Preta, Amarela e Cinza.
Tropa Escoteira: Patrulhas Masculinas: Leão, Touro, Búfalo e Urso.
Tropa Escoteira Patrulhas Femininas: Coruja.
Tropa Sênior: Patrulha Kalahari.

Nesses poucos meses de funcionamento já selou seu nome no quadro de honra da UEB, com a conquista da insígnia do Cruzeiro do Sul pelos lobinhos (hoje escoteiros) João Pedro Giaretta e Homero Vargas Kemmerich.

Sem ainda necessitar do auxílio do Poder Público, mas com apoio incondicional de várias famílias, hoje o Grupo Escoteiro Cônego Sorg já está estruturado, e conta com mais de setenta participantes jovens devidamente registrados na União dos Escoteiros do Brasil.

 

ATIVIDADES
 

Os inúmeros acampamentos, atividades cívicas, ecológicas e comunitárias serão disponibilizadas gradativamente neste site para que as famílias Cônego Sorg possam acompanhar, por fotos, vídeos e relatos, o desenvolvimento de seus filhos nesse tradicional método de educação pára-escolar, o Movimento Escoteiro.

bottom of page