Acampamento das Tropas Escoteiras - 28 e 29 de setembro de 2024
Propriedade Kreutzer – BR 386 – próximo ao antigo pedágio
Aconteceu nos dias 28 e 29 de setembro de 2024, o Acampamento das Tropas Escoteiras, Athena e Orion, do GE Cônego Sorg. O Local do Acampamento foi na Propriedade do Sr.Rodolpho Walter Kreutzer, gerenciada pelo Sr. Marcos Quadros.
Saída e Transporte As 13h30min do sábado, estavam todos na sede para a saída. Após carregar as caixas de patrulhas e mochilas nos carros dos pais, partiram em direção ao local do Acampamento. Primeiro pelo asfalto até o próximo ao antigo pedágio na saída para Passo Fundo e depois mais 4 km de estrada de chão.
A Chegada no Local
A Chegada ao local foi por volta das 14h30min, sendo então descarregado todo o material. Os patrulheiros se despediram de seus pais, que voltaram para a cidade.
A Bandeira Depois do descarregar todo o material, e escolhido o local onde seria a Base do Acampamento, foi dado sinal pelo chefe para o hasteamento da Bandeira. Após foi passado avisos, montadas 3 barracas e então liberados para aliviarem o uniforme e começarem a montar os cantos da Patrulhas. Para a segurança dos jovens e dos aparelhos, foi requisitado o celular de todos os jovens, para que fossem guardados, então a Chefe Elizane recolheu-os de todos, ficando guardados até o final do acampamento.
O Cantos de Patrulha e Pioneirias Os participantes foram divididos em 3 patrulhas. Patrulha Lobo Guará, com o Monitor Pedro Henrique Meira. Patrulha Lobo com o Monitor João Pedro Ribas de Oliveira e a Patrulha Arara, com a Monitora Pollyanna Orbach de Quadros. Enquanto alguns escoteiros montaram três barracas para aliviarem o uniforme, outro grupo foi com os Pioneiros João Pedro e Willian e o Sênior João Pedro para cortar as taquaras que iriam utilizar para os toldos e algumas pioneirias. A Chefe Elizane e as Guias Maria Fernanda e Mariana, juntamente com as Escoteiras, foram preparar a “casinha” onde iria servir de sanitário feminino. Logo após a Guia Maria Fernanda, auxiliada pela Guia Mariana, ambas da Tropa Sênior, auxiliaram os patrulheiros a fechar os cantos de patrulhas, já ensinando para os novos alguns nós e amarras. A Guia Mariana também cuidava dos registros, tirando várias fotos para serem publicadas posteriormente no Instagram, Facebook e site do grupo. Chefe Pedroso, Chefe Martin e Chefe Elizane auxiliavam todos na montagem dos cantos de patrulha e instruções. Para a grande maioria, tudo era novidade, muitas dúvidas, muitas perguntas mas ansiosos pelo que estavam vivenciando.
As 17 horas foi feita uma pausa para o lanche, todos puderam então sentar um pouco, tomar água e conversar mais descontraidamente. Uma Escoteira, novata em Acampamento de Tropa, perguntou ao Chefe Pedroso, “o que eu faço se eu sentir saudades da minha mãe”, o Chefe então, com muita sobriedade respondeu, “Nada !”.
Logo após os trabalhos continuaram, até terminarem de cercar os cantos de patrulhas, preparar a cozinha, catando pedras, galhos e madeiras secas para o fogo, fazendo as fossas para colocarem os lixos, etc. Aproximadamente as 18 horas, tudo praticamente pronto, enquanto os Monitores, Chefe Martin e Pioneiros terminavam de montar os toldos para proteger as barracas, Chefe Pedroso foi com os demais dar uma caminhada próximo ao açude, onde também puderam participar do jogo Bastão Elétrico. Mais tarde os Monitores também se juntaram ao grupo no jogo.
Jantar Depois das 18 horas, as guias Maria Fernanda, Mariana e o Sênior Joao Pedro voltaram para a cidade. Mas logo em seguida a Chefe Michele chegou, para ajudar no acampamento. Próximo as 19 horas começou a preparação do Jantar, com instruções sobre cuidados e segurança com a utilização dos lampiões e fogo de chão. O Chefe Martin auxiliou os monitores na montagem dos lampiões a gás. Chefe Pedroso também passou aos monitores o Tema do Fogo de Conselho, que foi “Eleja o Monitor da Patrulha Para Esta Eleição”, onde deveriam montar uma esquete defendo, divulgando e debatendo, para que o Monitor de Sua Patrulha Fosse Eleito, simulando as próximas eleições do dia 05 de outubro, sendo proibido utilizar nomes de partidos e candidatos conhecidos das eleições do Brasil. Para o jantar, a patrulha Lobo Guará fez Batata Recheada, Hamburgão e banana caramelada na brasa. A Patrulha Arara e a Patrulha Lobo fizeram Lasanha na Caixa de Leite. E pelo jeito ninguém passou fome, pois pelo jeito ficou muito bom os pratos das patrulhas. Lógico que, por exemplo da Lasanha, foram várias caixas de leite utilizadas, uma que outra deu uma queimadinha, mas nada que atrapalhasse a degustação dos patrulheiros para matar a fome.
O Fogo de Conselho A fogueira foi preparada a tarde pelo Chefe Pedroso, com a participação de todos os patrulheiros, que a tardinha o auxiliaram a levar as madeiras e galhos secos que foram utilizadas na fogueira. O Chefe Martin, acendeu a fogueira, e logo em seguida foi puxada a canção "Sobe a Chama". Várias canções, histórias e esquetes abrilhantaram o Fogo de Conselho. No encerramento então foi feito a cadeia da fraternidade e todos cantaram com muita emoção a Canção da Despedida.
Após encerrado o Fogo de Conselho, todos retornaram ao acampamento, onde em outra fogueira, que foi acessa para os que iriam fazer a ronda, puderam saborear o delicioso marshmallow.
Histórias e a Caminhada Noturna Por volta da meia-noite, Chefe Pedroso reuniu a todos novamente, desta vez para contar algumas histórias daquela região, principalmente da casa abandonada, próxima ao local do acampamento. Em seguida informou que iria iniciar a Caminhada Noturna, informou também que todos teriam que deixar suas lanternas no Acampamento. Em seguida então, na escuridão da noite, iluminada pelas estrelas, saíram em caminhada pela estradinha da propriedade. Até chegaram a um local onde puderam apreciar a bela noite, e identificar algumas estrelas e constelações. O Chefe Pedroso então deu o sinal para retornarem ao Acampamento, mas desta vez, de dois em dois, sozinhos, até o local do Acampamento. Parece que houve alguns sustos, pois ouviu-se alguns gritos das duplas conforme retornavam para o local do Acampamento. Mas todos chegaram são e salvos. Após o retorno, o Chefe Martin realizou um Jogo Noturno, onde as patrulhas deveriam o procurar nos arredores, sem lanterna, até o achar. Mas como nenhuma patrulha estava o encontrando, todos se juntaram para procura-lo, sendo então que o Escoteiro Cainã teve sucesso na procura e o encontrou escondido. Ronda Noturna
Após, todos meio cansados, se organizaram para a ronda noturna, formando equipes de dois com turnos de uma hora até o amanhecer. Como já eram 2 horas da manhã, foi formada 3 equipes de ronda, João Pedro e Jhennyfer, Pollyanna e Pedro e a última por Aghata e Manuela Pavani. Com o revezamento destas e equipes mais o supervisionamento do Chefe Pedroso, Chefe Michele e Chefe Elizane a ronda foi feita até as 5 da manha. Os demais foram para suas barracas para o merecido descanso.
Alvorada e atividades da manhã As 7h15min da manhã, foi chamado a todos para a alvorada. Após a higiene matinal e uma breve ginástica e alongamento, todos então começaram a preparar, cada patrulha em seu canto, o café da manhã.
Aproximadamente as 8h30min, foi feito o hasteamento da bandeira.
Por volta das 9 horas, as Escoteiras Pollyanna, Aghata e Manuela Pavani, preparam um local, próximo ao açude, para o Momento de Espiritualidade, onde falaram algumas palavras voltadas a espiritualidade, amizade e relacionamento como amigos entre todos os patrulheiros. Todos então fizeram uma reflexão e uma oração particular aproveitando o belo momento.
Todos recolheram um pedacinho de carvão da fogueira do Fogo de Conselho, que foi bem próximo, e após retornarem para o local do Acampamento e seguindo as instruções do Chefe Martin, escreveram em um pedacinho de papel uma palavra ou frase que significasse o que estavam sentindo por estarem neste acampamento. O carvão e o papel que escreveram, foi guardado pela chefia e futuramente, quando sentirem necessidade, poderão abrir novamente e lerem a palavra que escreveram, para renovar as suas energias que sentiram neste acampamento.
Em seguida, os Pioneiros Willian e João Pedro, realizaram instruções sobre o Passo Escoteiro, explicando e tomando de cada um as suas medidas de seu Passo Escoteiro. Após instruções os dois pioneiros conduziram o Jogo Highlander. Após várias rodadas, todos retornaram para o Acampamento onde foi passado pelo Chefe Pedroso instruções sobre o almoço.
Almoço
O almoço desta fez foi liberado para utilizarem panelas. Enquanto alguns iam preparando o almoço outros iam desmontando e guardando os materiais utilizados no acampamento. A Patrulha Lobo Guará fez massa com molho. A Patrulha Arara fez Hamburgão na Frigideira e a Patrulha Lobo fez carne picada com batata cozida. Todos os pratos estavam deliciosos e todos comeram muito bem.
Pente Fino e Encerramento
Após o almoço, já pelo adiantado da hora, todos ajudaram para desmontar o acampamento, juntarem as mochilas e caixas de patrulhas em um local só para facilitar quando os pais chegassem para o retorno. Logo em seguida, foi feito então o arriamento da Bandeira Nacional. Em seguida foi feito um Pente Fino no local do acampamento e arredores , onde foi juntado tudo o que não pertencia ao local antes da nossa chegada, deixando inclusive mais limpo do que antes, como dizia Baden Powel, “ Deixe o mundo um pouco melhor do que encontrou.”.
Antes da chegada dos pais o Chefe Pedroso realizou mais um jogo com todos os participantes.
Com a chegada dos pais, foi feito o carregamento das caixas de patrulhas e mochilas nos carros, e o retorno para a sede. No retorno, o Chefe Pedroso pode passar na Sede e agradecer a Familia do Sr Marcos Quadros, que estavam reunidos juntamente com o Sr. Rodolpho Kreutzer e agradecer pela gentileza de cederem a granja para este Acampamento.
Formação das Patrulhas
Patrulha Arara * Pollyanna Orbach de Quadros (Monitora) * Olivia de Paula * Aghata de França Camargo * Emanuelle Nodari * Valentinna Pinheiro * Manuela Pavani Marins da Silva (Sub-Monitor)
Patrulha Lobo * João Pedro Ribas de Oliveira (Monitor) * Livia Silva * Laura da Silva Flores Santos * Vitória da Silva Flores Santos * Nicolas Scherer (Sub-Monitor)
Patrulha Lobo Guará
* Pedro Henrique Ribeiro Meira
* Davi Luis Diekow Rodrigues*
* Hadassa Maeda
* Manuela Letrari da Silva
* Cainã de França Camargo
* Jhennyfer Feyh Meier (Sub-Monitor)
Chefes * Pedro Luis Sales Pedroso * Elizane França * Martin de Souza * Michele Pereira Ribeiro Nodari
Pioneiros * João Pedro Ribeiro Pereira * Willian de Oliveira Moura
Tropa Sênior * Mariana Meira * Maria Fernanda Rohr
* João Pedro Steffler Gauto
Relatório elaborado por Pedro Luis Sales Pedroso
Comments