top of page

Acampamento Tropa Escoteira - Sitio dos Piriquitos

Sitio dos Piriquitos – Linha Turvo – Próximo a Sarandi

O Acampamento das Tropas Esscoteiras, Athena e Orion, do Grupo Escoteiro Cônego Sorg aconteceu nos dias 22 e 23 de novembro e 2025. O Local do Acampamento foi no Sitio dos Piriquitos, propriedade  da família Almeida Carvalho, onde o Sr Onadir Almeira de Carvalho foi o anfitrião recebendo a todos muito bem.

Jornada de Travessia

Logo pela manhã, a Escoteira Ellen Piccinini realizou a sua Jornada de Travessia, que logo as 9 horas saiu com o Chefe Pedroso e Chefe Lizzi, em companhia de dois ajudantes, o Escoteiro Pedro Meira e o Escoteiro Cainã Camargo. Quando chegaram no início da Linha Turvo, no Km 149 da BR 386, a Escoteira Ellen, juntamente com seus ajudantes Pedro e Cainã, saíram e caminhada com suas mochilas, até a entrada do Sitio dos Piriquitos.  Após a chegada, começaram a fazer as suas tarefas que são necessárias para a Jornada de Travessia.

Saída e  Transporte

As 13h30min do  sábado, estavam todos na sede para a saída.  As caixas de patrulhas já estava carregadas na Carretinha do Grupo, então foi dado o sinal pelo Chefe João Pedro, para que todos se postassem em forma. Dados os recados, saíram todos em direção ao Local do Acampamento.

A Chegada ao local foi por volta das 14h30min, sendo então descarregado todo o material. Os patrulheiros se despediram de seus pais, que voltaram para a cidade.

A Bandeira

Depois do descarregar todo o material, e escolhido o local onde seria a Base do Acampamento, foi dado sinal pelo chefe para o hasteamento da Bandeira.  Após foi passado avisos. Duas barracas já tinham sido preparadas pelos que chegaram pela manhã, que foram usadas para que que todos aliviarem o uniforme e começarem a montar os cantos da Patrulhas.

O Cantos de Patrulha e ..... os Mosquitos

Os participantes foram divididos em 3 patrulhas. Patrulha Lobo Guará, com o Monitor Pedro Henrique Meira. Patrulha Touro com o Monitor Cainã e a Patrulha Cascavel/Leão/Falcão, com a Monitora Ellen Schneider Piccinini. Para uma grande parte, tudo era novidade, muitas dúvidas, muitas perguntas mas ansiosos pelo que estavam vivenciando. Muito repelente foi usado, pois os mosquitos não davam trégua.

As 17 horas foi feita uma pausa para o lanche, todos puderam entar sentar um pouco, tomar água e conversar mais descontraidamente.

Logo após os trabalhos continuaram, até terminarem de cercar os cantos de patrulhas, preparem a cozinha, catando pedras, galhos e madeiras secas para o fogo, fazendo as fossas para colocarem os lixos, etc. Aproximadamente as 18 horas, tudo praticamente pronto, foi realizado um jogo, chamado Highlander, com muita correria e diversão.

Jantar

Próximo as 19 horas começou a preparação do Jantar, com instruções sobre cuidados e segurança com a utilização dos lampiões e fogo de chão. Dois lampiões a gás foram acesos, apesar de outros 2 terem quebrado os vidros durante o transporte, mas foi suficiente, pois ainda tinha os lampiões elétricos nas patrulhas. Sempre supervisionados pela Chefe Lizzi e Chefe Antonio Alisson, a Patrulha Cascavel/Leão/Falcão, a Monitora Ellen fez uma moranga recheada com strognoff, muito saborosa, onde até a Chefia pode comer um pouco. As outras meninas fizeram o delicioso Cafta. A patrulha Lobo Guará fez Batata Recheada. A Patrulha Touro fez o “Pão do Martin”, com banana com bis, na brasa, de sobremesa.  A chefia fez massa na caixa de leite, que ficou muito bom, e até o proprietário Onadir Carvalho provou e aprovou.


O Fogo de Conselho

A fogueira foi preparada a tarde pelo Antonio Alisson e Chefe Pedroso. O Chefe João Pedro iniciou o Fogo de Conselho, convidando os jovens a falarem sobre a participação no Fogo de Conselho. Em seguida, o Chefe Antonio Alisson acendeu a fogueira, e logo em seguida foi puxada a canção Sobe a Chama pelo Chefe Pedroso. Várias canções, histórias e esquetes abrilhantaram o Fogo de Conselho.  Antes do encerramento, o Chefe Pedroso chamou a Escoteira Ellen, e lembrou desde a sua chegada no Grupo quando ainda era Lobinha, Lembrando também de sua passagem para o Ramo Escoteiro e dos bons momentos e atividades com a sua participação. Lembrou que provavelmente, pela sua idade, este seria o último acampamento de Tropa da Ellen no Ramo Escoteiro. Então convidou a todos para darem um abraço em conjunto na Ellen, como se fosse uma despedida. Sem ela desconfiar, seria mesmo uma despedida. No encerramento então foi feito a cadeia da fraternidade e todos cantaram com muita emoção a Canção da Despedida.  O Proprietário Onadir Carvalho acompanhou o Fogo de Conselho e também sentiu a emoção da Canção da Despedida.


Histórias e a Caminhada Noturna

Após o Fogo de Conselho, os Chefes João Pedro e Lizzi, se dirigiram ao Acampamento da Tropa Sênior, que ficava uns 10 km dali, para acompanhar uma atividade da Tropa Sênior. Por volta da meia-noite, Chefe Pedroso reuniu a todos novamente, desta vez para contar algumas histórias daquela região, principalmente sobre os Indios e Jesúitas que habitavam a região, e que segundo dizem os moradores da região, de vez em quando aparecem em espíritos pela mata, de guarda dos tesouros por ali enterrados. Em seguida informou que iria iniciar a Caminhada Noturna, informou também que todos teria que deixar suas lanternas no Acampamento. Em seguida então, na escuridão da noite, iluminada pelas estrelas, saíram em caminhada pela estradinha que seguia adiante por outras casas de moradores ali de perto, até chegarem eu uma parte da estrada, rodeada de arvores, sem deixar ver as estrelas do céu de tão grande as árvores. Depois de um tempo ali parado na escuridão, o Chefe Pedroso então deu o sinal para retornarem ao Acampamento, mas, desta vez, de dois em dois, sozinhos, até o local do Acampamento. O Chefe Antonio Alisson foi na frente, para espera-los na entrada da propriedade onde estávamos acampando e aguardar a todos.  Então, dois a dois, foram retornando aos poucos, na escuridão, até o local do Acampamento, uns com menos outros com mais sustos.

Chegando no local do Acampamento, todos foram se reunindo em volta da fogueira, que ainda estava acesa. Então foram contadas histórias, fatos astronômicos, e até , como não poderia deixar de ser, o famoso 3I Atlas apareceu nas histórias e conversas em redor da fogueira. Em seguida, mais um jogo, onde todos teriam que repetir uma frase e o seu número sem errar, com muitas risadas e surpresas.


Aranhas, Ronda Noturna e o “Sequestro”

Por volta da 1 hora da manhã, o Chefe Pedroso informou que todos teriam que dormir e anunciou as Escalas da  Ronda Noturna. Todos então se dirigiram para suas barracas, sendo que na Barraca onde estavam as Escoteira Laura, Vitória e Valentina Souza, umas aranhas as esperavam. Então após os Chefes afastarem as aranhas, com a ajuda do Chefe Martin, que tinha chegado para trazer de volta os Chefes João Pedro e Lizzi.

Logo após o Chefe Martin, retornou para o Acampamento da Tropa Sênior. E o Chefe Pedroso avisou que no primeiro turno de ronda a Escoteira Ellen iria fazer o turno sozinha, pois como este seria o último Acampamento com a Tropa, deveria passar por essa prova. Todos foram então para suas barracas, e o Escoteiro Pedro Meira para o seu canto, onde estava cumprindo a prova de “dormir no relento”, sem barraca.

Depois de um tempo, por volta da 1h30min, quando a Escoteira Ellen cumpria a sua ronda, acompanhada do Chefe Pedroso e Chefe Lizzi, alguém se aproximava, sem a Ellen perceber. De repente, chegando mansamente, ao lado da Ellen, o Chefe Martin se posicionou ao seu lado. O Chefe Pedroso já sabendo do que se tratava, pediu para a Ellen ficar em pé, e disse que agora sim seria a despedida dela da Tropa Escoteira. Após algumas emoções e abraços de despedida do Chefe Pedroso e Chefe Lizzi, a Escoteira Ellen,  acompanhou o Chefe Martin, em direção ao Acampamento da Tropa Sênior, onde logo adiante as Guias Pollyana e Aghata também a aguardavam. O que aconteceu depois, só os integrantes da Tropa Sênior sabem, mas a Ellen então deixou de ser Escoteira, passando a ser a partir daquele momento, Guia Ellen na Tropa Sênior.

As duas horas da manhã, começou a ronda das outras escalas, começando com o Nicolas e a Laura. Logo depois Vitória e Cainã. Todos perguntavam, onde está a Ellen, mas os Chefes não falaram nada, deixando a informação para ser dada na Alvorada de domingo de manhã.


Alvorada e atividades da manhã

As 7h20min da manhã, foi chamado a todos para alvorada.  Após a higiene matinal o Chefe Pedroso então informou, para o espanto de todos, que a Escoteira Ellen não fazia mais parte da Tropa Escoteira, e tinha sido levado pela Tropa Sênior durante a madrugada. Após algumas lamentações, todos então começaram a preparar, cada patrulha em seu canto, o café da manhã.

Aproximadamente as 8h30min, foi feito o hasteamento da bandeira.

Por volta das 9 horas, as Escoteiras Laura e Livia Lotterman e o Escoteiro Cainã, preparam um local, próximo ao rio que cruzava a propriedade, um Momento de Espiritualidade, onde falaram algumas palavras voltadas a espiritualidade, amizade e relacionamento como amigos entre todos os patrulheiros. Todos então fizeram uma reflexão e uma oração particular aproveitando o belo momento.

Em seguida, todos se prepararam e saíram em caminhada, cruzando a pinguela no rio da propriedade, dois a dois, em direção ao Rio Turvo, onde o riozinho desagua, para então procuarem pegadas de animais silvestres que frequentam a redondeza. Muitas pegadas foram encontradas, mas para a prova de registrar as pegadas com gesso, poucas foram aproveitadas, devido a muitas folhas no chão, que impossibilitava das pegadas ficarem marcadas firme no chão.

Ao retornarem para o Acampamento, todos puderam entrar no rio que cruza a propriedade e se refrescarem na deliciosa água. Além de se molharem no rio, puderam também se molhar com banho de mangueira que o Chefe Pedroso proporcionou para quem quisesse.


Almoço

O almoço desta fez foi liberado para utilizarem panelas. Enquanto alguns iam preparando o almoço outros iam desmontando e  guardando os materiais utilizados no acampamento.  A Patrulha Lobo Guará fez massa com molho branco. A Patrulha Cascavel/Leão/Falcão fez massa com molho e a Patrulha Touro fez massa com calabresa. Na chefia, foi feito Rocambole, apesar da correria, ficou muito bom.  


Pente Fino

Após o almoço, já pelo adiantado da hora, todos ajudaram para desmontar o acampamento, jutarem as mochilas e caixas de patrulhas em um local só para facilitar quando os pais chegassem o retorno.  Foi carregada a Carretinha do Grupo com as Caixas de Patrulhas e todas as mochilas foram juntadas sobre uma lona, para facilitar o carregamento. Em seguida foi feito um Pente Fino no local do acampamento e arredores , onde foi juntado tudo o que não pertencia ao local antes da nossa chegada, deixando inclusive mais limpo do que antes, como dizia Baden Powel, “ Deixe o mundo um pouco melhor do que encontrou.”.


Promessa e Encerramento

Por volta das 15 horas, foi realizada a Promessa da Escoteira Valentina Souza. Com muita emoção, a Promessa foi conduzida pelo seu Pai, Chefe Martin, que teve o cuidado de escolher e ornamentar o local, ao lado do rio que cruza a propriedade. Logo em seguida o Chefe Pedroso reuniu a todos novamente, para o Encerramento. Antes, pediu para que cada um expressasse o seu sentimento deste Acampamento com uma só palavra. Palavras, como “superação, inesquecível, emocionante, ...” entre tantas outras foram ditas, demonstrando a emoção de todos por este acampamento. Mas foi a do Chefe João Pedro, o último a dizer a palavra, que fez todos rirem e descontraírem, que foi a palavra “mosquito”.


Formação das Patrulhas


Patrulha Lobo Guará

 - Pedro Henrique Ribeiro Meira (Monitor) 

- Bruno de Moraes Souza 

- Enzo Kerber Sauthier 

- Emanuel de Quadros Huf 

- Leonardo Klein Sauthier 

- Nicolas Scherer – Sub-Monitor

 

Patrulha Touro  - Cainã Davi de França Camargo (Monitor) 

- Antonio Murilo da Silva  - Henrique Schuts de Assis  - Samuel Morais (Sub-Monitor)


Patrulha Cascavel/Leão/Falcão 

- Ellen Schneider Piccinini (Monitora)  - Isabela Kemerich 

- Livia Rocha Lottermann 

- Valentina Souza 

- Laura da Silva Flores Santos - Vitória da Silva Flores Santos (Sub-Monitora)


Chefes

- Pedro Luis Sales Pedroso

- Elizane França

- João Pedro Ribeiro Pereira

- Antonio Alisson da Silva

 

Relatório elaborado por Pedro Luis Sales Pedroso

 
 
 

Comentários


  • c-facebook

© 2019 - Grupo Escoteiro Cônego Sorg - 346/RS    -   Carazinho / RS

bottom of page