top of page

Acampamento Tropa Escoteira - Capão do Leão

Acampamento das Tropas Escoteiras - Junho/2019

Sitio Capão do Leão

As Tropas Escoteira, Atena e Orion, do Grupo Escoteiro Cônego Sorg, realizou nos dias 22 e 23 de junho de 2019, mais um Acampamento de Patrulhas. O local do Acampamento foi na Propriedade do Sr. Luis Fernando Pasquetti, Capão do Leão, interior de Carazinho. Saída e Transporte As 13h30min do sábado, estavam todos na sede para a saída. Após carregar as caixas de patrulhas e mochilas nos carros dos pais, partiram em direção ao local do acampamento. Primeiro pelo asfalto até o posto do baixinho, lá esperavam o Chefe Antônio e o escoteiro Pedro. Depois por estrada de chão até chegar na sede da propriedade no Capão do Leão.

A Chegada no Local Na chegada ao local, fomos recepcionados pelo proprietário, Sr. Luiz Fernando Pasqueti, que deu boas vindas a todos e desejou um ótimo acampamento. A Chegada ao local foi por volta das 14 horas, sendo então descarregado todo o material e escolhido o local do acampamento. A Bandeira Depois do descarregar todo o material, e escolhido o local onde cada patrulha ficaria pelos monitores Gabriel Rohr, Pedro Buhler e Ana Laura, foi dado sinal pelo chefe para o hasteamento da Bandeira. Após foi passado avisos e então liberados para aliviarem o uniforme e começarem a montar seus cantos. Os Cantos de Patrulha e Reconhecimento do Local Depois do reconhecimento do local, a Chefia chamou a todos para algumas instruções. A maioria dos patrulheiros tem pouco tempo de escotismo, sendo necessário passar várias informações de como proceder em acampamentos. As patrulhas foram limpando a área e montando os seus cantos das patrulhas. Foram montado 3 cantos, um com as Patrulhas Touro, Leão e Coruja. Por parte da chefia, também foi montado o canto, próximo as patrulhas, para ficar mais fácil de observar e auxiliar os escoteiros.

Já estava escurecendo, quando o chefe Pedroso chamou a todos para um jogo, caçador, onde foi feito um desafio, meninas contra os meninos. Todos se divertiram bastante, relaxando um pouco depois dos trabalhos nos cantos das patrulhas.

Jantar Logo após, foi algumas instruções, Chefe Pedroso e Chefe Antônio mostraram a todos como montar, ligar e cuidar do lampião a gás. Um não ascendeu, sendo trocado com o da chefia. Depois de muito fuçar, e com a ajuda de uma agulha da maleta preta do Chefe Pedroso, foi desentupido a válvula e voltou a funcionar. Logo em seguida chegaram ao acampamento a Chefe Ângela, Chefe Alisson e o Lobinho Vinicius. Na Patrulha Coruja fizeram carne picada no espetinho enrolado no papel laminado, assado no fogo de chão. Na Patrulha Touro fizeram massa com calabresa. E na Patrulha Leão, foi feito Lasanhas em Caixas de Leite. Todos estavam muito bons.

Enquanto preparavam o jantar, a chefia passou o Tema do Fogo de Conselho, para irem também preparando e ensaiando as esquetes. O Fogo de Conselho A fogueira foi preparada a tarde pelo Chefe Antônio. O tema escolhido foi “Um Acampamento No Inverno”, já que no dia anterior, foi o primeiro dia do Inverno deste ano. Logo todos se posicionaram, o Chefe Pedroso iniciou o Fogo de Conselho com a tradicional Sobe a Chama. Em seguida, após algumas conversas e histórias, todos puderam cantar, dançar, apresentar as esquetes sobre o tema escolhido, e se divertir bastante. No encerramento então foi feito a cadeia da fraternidade e todos cantaram com muita emoção a Canção da Despedida. Histórias e a Caminhada Noturna Com a bela noite, todos permaneceram no local, apreciando a escuridão e as estrelas.

O chefe Pedroso então informou a todos que fariam uma caminhada de reconhecimento pela propriedade. Logo após caminharem até uma certa distância, foi sugerido pela chefia que voltassem sozinhos, ou melhor, dois a dois, até o local do acampamento, onde o Chefe Alisson os esperava.

Após o retorno, ao sentarem ao redor da fogueira, todos puderam se deliciar com marshmallow, que foi oferecido pelo monitor Pedro Buhler e também pelo Chefe Pedroso Enquanto conversavam em redor da fogueira, sem saberem, o Chefe Antônio e Chefe Alisson, escondiam pelos campos que rodeavam o acampamento, pedras enroladas em papel laminado, que seriam para um jogo que após foi explicado Chefe Pedroso. Chefe Pedroso então explicou, que recebeu uma ligação da Nasa, dizendo que um Ovni passou pela região, largando alguns objetos brilhantes, que seriam combustíveis atômicos. E que foram convocados pela Nasa a acharem estes objetos que seriam logo mais entregues aos cientistas que estavam a caminho. A Patrulha que achasse mais objetos brilhantes seriam premiados com uma sobremesa no almoço de domingo. Saíram todos então a procurar os objetos brilhantes. Após 20 minutos, retornaram , sendo que a patrulha que mais achou foi a Patrulha Leão. Apesar de terem achado somente a metade dos objetos brilhantes.

Em seguida, já meio cansados, se organizaram para a ronda noturna, formando equipes de dois com turnos de uma hora em meia, até o amanhecer. Os que não fizeram a ronda, foram para suas barracas para o merecido descanso.

Alvorada e atividades da manhã As 7h30min da manhã, foi chamado a todos para alvorada. Após a higiene matinal, todos então começaram a preparar, cada patrulha em seu canto, reunindo-se para o café da manhã. Aproximadamente as 8h30min, foi feito o hasteamento da bandeira e logo após um breve alongamento e uma breve corrida com oo chefe Pedroso. Por volta das 9h30min, os escoteiros Teilor e Daniel, preparam um local, próximo ao poço onde pegavam água, para um Momento de Espiritualidade, onde falaram algumas palavras voltadas a espiritualidade, amizade e relacionamento como amigos entre todos os patrulheiros. Todos então fizeram uma reflexão e uma oração particular aproveitando o belo momento. Logo após, no mesmo local, o Chefe Pedroso passou umas instruções sobre medidas e passo escoteiro.

Em seguida todos fizeram as medidas de seus passos, sendo informados que após na caminhada deveriam fazer medidas da arvore mais alta que achassem no caminho. Saíram então todos para uma caminhada, até o rio que ficava há uns 2 km de distância, onde deveriam então fazer a medida da altura de algumas árvores. Chegando no local, os escoteiros Gabriel Rohr, Pedro Buhler e Ana Laura, foram procurar pegadas, de animais que vão até o rio para beber água, que fazia parte de provas que estão passando. Vários outros escoteiros ajudaram a procurar, perto do rio, na beira da estrada e lugares próximos. Foram encontradas várias pegadas, sendo separadas 5 pegadas para fazerem o molde com gesso, mas nenhuma do tão falado Leão, que leva o nome do local onde estavam, Capão do Leão. Em seguida, todos retornaram ao acampamento.

Almoço Por volta das 12 horas, retornaram ao acampamento, onde começaram então a preparação do almoço. Enquanto alguns iam preparando o almoço, outros já iam guardando os materiais nas caixas de patrulhas e mochilas, para irem preparando para o encerramento. Na patrulha coruja, foi feito guisado e massa, aliás, muito guisado, pois cada menina trouxe uma porção de guisado. Na patrulha Touro, massa com guisado e na Patrulha Leão, foi feito pizza na forma, e todas as refeições estavam muito boas. Jogo, Pente Fino e Encerramento Após o almoço, antes dos pais chegarem, foi feito dois jogos, um que foi o Bastão Elétrico, onde houve muita diversão , onde até a Marta, mãe de apoio, que estava participando do acampamento, participou do jogo, mas logo foi ao chão. Após , houve um jogo de futebol, entre todos os participantes.

Logo após foi feito um Pente Fino no local do acampamento e arredores , onde foi juntado tudo o que não pertencia ao local antes da nossa chegada, deixando inclusive mais limpo do que antes, como dizia Baden Powel, “ Deixe o mundo um pouco melhor do que encontrou.”. Em seguida, hasteamento da bandeira e encerramento. Com a chegada dos pais, foi feito o carregamento das caixas de patrulhas e mochilas nos carros, e o retorno para a sede.

Formação das Patrulhas Patrulha Touro * Gabriel Rohr * Juan Knopf da Silva * Ariel Diefenthaeler de Oliveira Patrulha Leão * Pedro Buhler * Eduardo Dias * Teilor Monteiro dos Santos * Daniel Eger de Melo Patrulha Coruja * Ana Laura Carvalho * Vitoria Caroline Rossler * Sofia Nascimento Drago * Mariana Ribeiro Meira * Amanda Marchiori Soares * Leandra Hahn Mãe de Apoio * Marta Marchiori

Chefes * Pedroso * Antonio * Angela * Alisson Visitas * Lobinho Vinicius Moura



Relatório elaborado por Pedro Luis Sales Pedroso

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page